Optar por atuar como pessoa jurídica é uma escolha mais vantajosa?

artigo 3b

Essa é uma questão que gera bastante dúvida, especialmente entre médicos no início de suas carreiras. Muitos ainda acreditam erroneamente que atuar como pessoa física é a opção mais vantajosa, porém, essa percepção não condiz com a realidade.

 

A maior vantagem de optar por atuar como pessoa jurídica está na carga tributária reduzida. Ao atuar como pessoa física, a alíquota do imposto de renda pode chegar a impressionantes 27,5%, de acordo com a tabela progressiva.

 

Mesmo que você faça a devida dedução de despesas (folha de pagamento, aluguel, INSS, etc.), ainda terá que lidar com uma carga tributária elevada, o que pode afetar significativamente a lucratividade do seu negócio.

 

Ao abrir um CNPJ, por outro lado, você tem a possibilidade de escolher o regime tributário mais adequado à sua realidade (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), e em todas essas opções a carga tributária será substancialmente menor do que a alíquota de 27,5%.

 

Além disso, você terá um negócio formalmente constituído, poderá emitir notas fiscais e também ter acesso a benefícios como participação em licitações públicas, obtenção de empréstimos para empresas e diversas outras vantagens exclusivas que somente um CNPJ pode oferecer ao seu negócio.